O seu navegador necessita de suporte Javascript para esta funcionalidade. Museu Nacional do Azulejo - Investigação
28 de Fevereiro de 2017
Utilize as teclas de atalho Alt+2 para navegar para a área de pesquisa do sítio web.
Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.

Investigação

O departamento de Investigação e Documentação recolhe e trata informação sobre Azulejo e Faiança, com especial atenção à de produção e uso em Portugal, com o objectivo de desenvolver o conhecimento necessário à correcta classificação dos patrimónios e à sua divulgação em exposição permanente, exposições temporárias, catálogos e outras publicações.


Para o efeito, tem-se procedido ao registo documental de conjuntos azulejares in situ, de azulejo e de outras produções cerâmicas existentes em colecções públicas e privadas, e à pesquisa de fundos arquivísticos e espólios documentais relacionados com centros de produção, fábricas e autores de Azulejaria e Cerâmica antiga e contemporânea.
   Departamento de investigação

O grande investigador do Azulejo, João Miguel dos Santos Simões, fundador e primeiro responsável pelo Museu do Azulejo, apontou a necessidade de um Centro de Estudos de Azulejaria, apoiado por uma Biblioteca temática e com um Boletim para divulgação de trabalhos de investigação.

Em homenagem a Santos Simões foi criada, em 2006, a Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A partir de 1987, a investigação tornou-se uma das prioridades do Museu, passando a ser desenvolvida de forma sustentada, com a criação da Biblioteca e Centro de Documentação, o início de projectos de investigação sobre Azulejo e a Faiança portugueses, estudos tornados públicos em exposições temporárias com os respectivos catálogos, e pela publicação da revista Azulejo, aberta a investigadores nacionais e estrangeiros.

Tem-se progredido no conhecimento nesta área, desenvolvendo projectos de investigação que cobrem estudos diversificados, temática e cronologicamente, sobre centros de produção e de direcções de gosto do Azulejo e da Faiança portugueses dos séculos XVI ao XX, a obra de autores contemporâneos, o levantamento de fontes iconográficas da azulejaria e a fixação de normas e terminologias para a Cerâmica. 


Catálogo "João Miguel dos Santos Simões"
Catálogo da exposição 
comemorativa do nascimento 
João Miguel dos Santos Simões
2007
Catálogo "Real Fábrica de Louça ao Rato"
Catálogo da exposição 
   "Cerâmica Neoclássica em 
   Portugal"
   1997

Catálogo "Cerâmica Neoclássica em Portugal"
Catálogo da exposição 
     "Real Fábrica de Louça
     ao Rato"
     2003 




Contacto:

João Pedro Monteiro
jmonteiro@mnazulejo.dgpc.pt

  • Recomende este sítio web