O projeto “Eu e o Museu” resulta de uma parceria entre o Museu Nacional do Azulejo e a Escola Artística António Arroio, apoiada pela Junta de Freguesia da Penha de França.

Alunos de 11º ano, das disciplinas de Projeto e Tecnologias e Produção Artística – Cerâmica, criaram as suas próprias interpretações partindo de peças expostas no museu. A partir desses olhares, a nossa visão desses objetos históricos pode ser enriquecida.

O barro é, talvez, a primeira matéria que o Homem empregou para exprimir a sua sensibilidade artística e tem demonstrado ser suficientemente maleável para nos acompanhar, mesmo neste momento em que olhamos para fora do nosso planeta em busca de novos mundos. Ao longo da História e em diferentes civilizações, cada geração tem deixado na cerâmica a sua marca, os seus anseios e visões, desejos e frustrações. Com este projeto cumpre-se um propósito, um objetivo que moveu as instituições e todos os que nele participaram, a vontade de dar a conhecer a uma nova geração o gosto pelo trabalho em barro e, deste modo, ajudar a impulsionar uma renovação na criação cerâmica.
Alunos participantes: Ana Maria Alves Bento, Ângela Serra, Beatriz Pessoa, Carolina de Carvalho, Diogo Nunes, Francisco de Almeida Domingos, Joana d’ Assunção, Maria Beatriz Carvalho, Maria Beatriz Leote Henriques, Maria Chambino Torres, Maria Francisca Bastos, Marta Soares, Marta de Sousa Alvim, Teresa Magalhães.